Votação no Exterior – Como Votar

Como Votar no Exterior

Você está residindo no exterior, estará de viagem fora do país na data das Eleições e quer saber o que deve fazer? Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a votação de brasileiros no exterior.

Uma grande quantidade de Brasileiros vivem no exterior, e quando vimos isso nos perguntamos como essas pessoas fazem para votar em tempos de eleições.

Todos nós sabemos que não votar (aqui no Brasil) traz algumas consequências como uma multa e perdas de alguns direitos como tirar o passaporte, dentre outros.

Aqui vão algumas respostas para estas simples perguntas sobre votação de brasileiros que residem no exterior.

  • Para Brasileiros residentes no exterior é possível voltar apenas para presidente, não será possível votar para prefeito.
  • Caso você esteja de viajem ou de passagem ao exterior no momento ou época de votação, ao regresso ao país você poderá justificar a ausência em até 30 dias após a sua chegada ao Brasil no cartório de origem apresentando o bilhete (passagem), comprovante de viajem ou passaporte.
  •  Caso você for ficar no exterior (para residir) terá que ir ao consulado do Brasil no país no qual esteja para pedir a transferência de titulo, lembrando que isso deve ser feito antes das próximas eleições (4 anos).
  • Para justificar a sua ausência na votação, você deverá se dirigir ao consulado e se justificar e assim ficar em dia com a Justiça Eleitoral.
  • A multa para quem justificar a ausência é estipulada pelo Juiz eleitoral e também da situação econômica do eleitor.
  • Caso você queira renovar o seu titulo é preciso apenas você se apresentar no consulado para fazer o pedido. Para votar no exterior não é necessário nem obrigatório o titulo, você precisa apenas estar presente na folha de votação do consulado, e apresentar um documento que comprove a sua identidade.
  • Caso você tenha morado no exterior por muito tempo e não tenha votado durante esse largo período você deverá assim que chegar no Brasil se apresentar em um Cartório Eleitoral em até 30 dias após a sua chegada no pais, apresentando a sua passagem de volta e o seu passaporte, assim você estará regularizando a sua situação com a justiça eleitoral.

Fique atento a todas essas informações para estar sempre regularizado com a Justiça Eleitoral Brasileira mesmo morando no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *