Transferência – Título de Eleitor



Como fazer a Transferência do Título de Eleitor

titulo de eleitor transferencia Transferência   Título de Eleitor

O título de eleitor é um documento que comprava que o cidadão está inscrito na Justiça Federal do Brasil, e se encontrar à disposição de exercer tanto seu direito de votar (eleitorado ativo), quanto ser votado (eleitorado passivo) em eleições municipais, estaduais e federais. É importante ter a nacionalidade brasileira para tirar o titulo de eleitor.

Critérios para a primeira emissão do Título de Eleitor

Pode-se emitir o título de eleitor a qualquer dia do na. O cidadão deve ir ao cartório eleitoral que atende o município ou o bairro em posse dos seguintes documentos.

- carteira de identidade (RG)

-reservista (no caso de cidadãos do sexo masculino com idade de 19 a 45 anos.

-comprovante de residência seja ele de água, luz, telefone, gás etc.

Já se o cidadão tiver 16 anos, que é a idade onde já se pode tirar, contudo ela ainda não é obrigatória, com essa idade se pode tirar levando apenas o comprovante de residência, a carteira de identidade, tanto as originais como as copias.

Domicilio eleitoral

É o local onde o é a residência do cidadão, caso ele tenha mais de uma, considera-se domicilio qualquer uma delas.

Transferência do titulo de Eleitor

As condições para se retirar o titulo é que já tenha se passado 1 ano após a inscrição ou da ultima transferência e residência mínima de 3 meses no novo endereço. Se o cidadão mudou de endereço, ele deve reencher um requerimento de transferência do Título de Eleitor pela internet através do site – www.tse.jus.br/eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net, e confirmar sua solicitação após o decorrer de cinco dias uteis no cartório eleitoral, levando o numero de protocolo gerado e os seguintes documentos:

- Carteira de identidade ou certidão de nascimento ou casamento ou carteira profissional. (o novo passaporte não é valido pois não possui dados de filiação.).

-Titulo de eleitor

- Comprovante de votação ou justificação que possuir

- Comprovante de residência tanto faz ele ser de água, luz telefone correspondência e nome da pessoa etc.

Mais sobre o Título de Eleitor



Deixe o seu comentário!